Como aproveitar Rio Branco do Sul? Participantes do Conecta Cultura discutem ideias para projetos culturais na cidade

Na primeira semana de aulas do Conecta em Rio Branco do Sul, alunos e alunas apresentaram suas ideias para aproveitar a cidade

Gabriel Domingos

9/21/20253 min read

Na chegada do final de semana fecham as escolas e as crianças da cidade de Rio Branco do Sul têm uma e apenas uma opção para passar o tempo brincando e se divertindo, o Bosque Municipal da Cidade. Adriana Siqueira, aluna do Conecta Cultura, levou isso para discussão nas aulas da cidade entusiasmada por criar um projeto para dar as crianças mais opções de diversão e lazer.

Também tirar um pouco elas (as crianças) do ambiente de que a cultura é só para quem tem mais poder aquisitivo, cultura pode ser para todo mundo e nós temos que levar a arte até eles”, afirmou Adriana.

Ela também se interessou pela ideia de Nathaly Cabral de criar um projeto de atividades circenses. Adriana lembrou que, quando criança, ia muito no circo, algo que não é muito comum atualmente. Por isso, ideias e projetos como esse, ela argumenta, são importantes para tirar as crianças da frente das telas, dos celulares.

Nathaly conheceu a proposta do Conecta Cultura pela visita organizada por Jonas Augusto, da secretaria de cultura, e Lincoln Guilherme, mobilizador do Conecta, em sua escola. Ela, que deu a ideia do circo, conta que se inscreveu e se interessou muito fácil porque gosta da área.

Para ela: “o básico é aprender como ser um agente cultural, como produzir cultura, como levar cultura para as pessoas e, também, aprender sobre arte e cultura no geral”, comenta. Assim, ela espera desenvolver seus conhecimentos e pôr em prática seus projetos.

Bruna Almeida também foi impactada pelas crianças e pela vontade de desenvolver uma ideia para aquelas em condições vulneráveis. Diz ela que, “a cultura não é só música, ela também é um projeto.” Bruna ainda fez elogios para a professora Alessandra Dias e comentou sobre aproveitar ao máximo o período de aulas presenciais.

E Alessandra retribuiu os elogios: “Que turma participativa, já surgiram vários projetos, as pessoas têm muita ideia e perguntam muito”, comentou. Ainda segundo a professora, alunos e alunas do Conecta em Rio Branco do Sul tem um grande sentimento de pertencimento a cidade. Além disso, eles entenderam que há muitas oportunidades e ficaram entusiasmados com o que o curso pode render.

Jonas Augusto, que é diretor de fomento da Secretaria da Cultura da cidade, diz perceber que, em Rio Branco, uma cidade já de características interioranas, mais afastada do centro, uma proposta cultural demora a chegar. Por isso, ele reforça, uma formação como a do Conecta Cultura é importante para dar, aos artistas locais, mais acesso as oportunidades.

Robson Maestrelli, secretário de cultura da cidade, afirmou

A iniciativa é muito importante, principalmente nessas regiões de interior. A gente tá num momento de grande fomento da cultura com as políticas públicas e alguns editais privados. Tem muita oportunidade, mas as vezes, em cidades como Rio Branco do Sul o artista não tem muito acesso ao edital, a ler o edital, interpretá-lo, saber como montar e escrever um projeto. Então é de extrema importância a iniciativa porque tem o recurso, inclusive a secretaria tem o seu próprio orçamento e é fundamental eles terem essas ferramentas para participar.”

O secretário destacou que a cidade e a região do Vale do Ribeira tem grande potencial criativo e a formação como agente cultural tem, como objetivo, oferecer a oportunidade dos artistas locais trabalharem na região gerando novas oportunidades.

O Conecta Cultura é um projeto vinculado a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por intermédio do edital Qualifica Paraná. Na semana da segunda-feira (22), o curso terá aulas on-line e abertas para a cidade de Rio Branco do Sul. No próximo mês, a cidade de Paranaguá receberá o curso.