Projeto oferece curso gratuito de capacitação cultural em Tibagi
O projeto Conecta Cultura terá aulas de formação cultural em cinco cidades do Paraná
Gabriel Domingos
6/13/20252 min read
No próximo dia 28 de junho, o Conecta Cultura chega à cidade de Tibagi. Voltado à formação de agentes culturais, o projeto oferece um curso gratuito, com aulas presenciais e online. A carga horária é de 50 horas e, ao longo das atividades, os participantes irão elaborar um projeto cultural com o acompanhamento dos professores e professoras do Conecta Cultura.
As inscrições já estão abertas (https://forms.gle/rFJAVrjuvW8YPFie9) e seguem até o dia 25 de junho, ou enquanto houver vagas disponíveis. As aulas presenciais acontecerão no auditório da Secretaria Municipal de Cultura de Tibagi. Os encontros ocorrerão em quatro sábados — dois presenciais e dois online — sempre às 13h.
Para Lincoln Guilherme, mobilizador social do Conecta Cultura, as expectativas são positivas:
“Imaginávamos uma procura menor pelo curso, mas até o momento temos um bom número de inscritos. Vieram pessoas de outras regiões, como Telêmaco Borba. Tivemos uma grande adesão da comunidade estudantil, especialmente de alunos do ensino médio, de cursos técnicos em administração, além de professores dos colégios, que também se mostraram engajados.”
As aulas abordarão temas como leis de incentivo à cultura, marketing cultural, políticas públicas, gestão de eventos e práticas sustentáveis. Um dos objetivos do curso, segundo Shayene Ferreira, agente cultural e coordenadora do projeto, é: “chegar até as pessoas, mostrar como funciona uma política cultural e um edital, e oferecer um caminho para que a atividade cultural possa se tornar uma opção de renda.”
“Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em entender que sua atividade pode ser contemplada por um edital cultural”, afirma Shayene. Por isso, segundo ela, uma das missões dos docentes é acompanhar o desenvolvimento de um pré-projeto cultural de cada participante. Esse projeto passará por todas as etapas de elaboração, com a ideia de que, ao final do curso, cada pessoa possa submeter uma proposta e transformar sua prática cultural em uma fonte de renda.
Além de Tibagi, o Conecta Cultura oferece aulas em outras quatro cidades do Paraná: Paranaguá, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa e Curitiba. Na capital, o curso tem início no próximo dia 21, em parceria com o Comitê de Cultura do Paraná.
O projeto Conecta Cultura é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por meio do edital Qualifica Paraná. Acompanhe as novidades do projeto também nas redes sociais: @_conectacultura
Cultura
PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL.
Contato
Desenvolvimento
© 2025. All rights reserved.