Trava na pose: Rio Branco do Sul recebe primeira aula de fotografia do Conecta Cultura

Ao longo da última semana, participantes do curso tiveram aulas on-line e oportunidades para construir o projeto cultural

Gabriel Domingos

9/29/20252 min read

No último sábado (27), a cidade de Rio Branco do Sul recebeu a primeira aula de fotografia do Conecta Cultura. O encontro no casarão Furquim foi conduzido pelo fotográfo do projeto e também professor, Ítalo Campos. Dez participantes estiveram presentes no sábado.

Ítalo começou a aula apresentando os conceitos técnicos da fotografia e explicando o funcionamento, além das opções e possibilidades para usar uma câmera fotográfica. “Foi uma experiência incrível, o pessoal tava bem animado. Tivemos uma parte técnica em que eu expliquei um pouco mais da câmera e de como entender a luz”, comentou Ítalo.

Depois, a equipe do Conecta foi chamada para ser modelo do exercício prático. “Você não precisa ter apenas uma câmera fotográfica, você consegue fazer vários projetos com o próprio celular”, afirmou o professor. Para Ítalo, fotografia praticar, estudar, testar configurações e praticar novamente. Ao final do encontro, alguns participantes apresentaram os resultados do exercício prático e também tiraram dúvidas sobre a fotografia.

O Conecta Cultura ainda organizará aulas de fotografia nas demais cidades que receberam ou ainda vão receber o curso, são elas: Curitiba, Ponta Grossa, Tibagi e Paranaguá.

É hora de falar sobre mamãe

Na terça-feira anterior, dia 23, Amarilys de Los Santos, perguntou para João Paulo: “Posso fazer um documentário sobre minha mãe?”. O documentarista e produtor cultural respondeu prontamente que sim, é possível.

João Paulo é o produtor do documentário “Vidas Interligadas” e deu uma aula, on-line, para a turma de Rio Branco do Sul e outros convidados. Ele explicou as possibilidades da produção audiovisual, deu dicas sobre como organizar as ideias de projeto e, também, dividiu sua experiência como produtor.

No final, a partir da pergunta de Amarilys, João deu dicas sobre como explorar as histórias que encantam e, também, da melhor maneira para construir um projeto a partir dessas motivações. No decorrer da semana ainda aconteceram aulas sobre escrita criativa e assessoria de imprensa, além de um bate-papo e um momento para tirar dúvidas sobre os projetos culturais que estão em construção.