Na primeira aula, Conecta Cultura apresenta conceitos fundamentais dos projetos culturais e discute ideias em Rio Branco do Sul
Primeira aula do curso aconteceu nesta segunda-feira (15), a primeira semana de aulas será toda presencial
Gabriel Domingos
9/17/20252 min read


Nesta segunda-feira (15), o curso de produção cultural Conecta Cultura chegou na cidade de Rio Branco do Sul para a primeira aula da semana de encontros presenciais. 16 participantes estiveram presentes e tiveram uma apresentação dos conceitos de cultura e de produção cultural. As aulas acontecem no Casarão Furquim, um espaço histórico da cidade. O primeiro encontro foi no espaço ao ar livre em que são organizadas sessões de cinema.
Durante a aula, Alessandra Dias, professora do curso na cidade, comentou que a cultura oferece uma grande cadeia produtiva e seus projetos são capazes de empregar e remunerar diversas pessoas. Alunos e alunas do Conecta discutiram diversas ideias de projeto. Alguns apontaram espaços da cidade que podem ser aproveitados para atividades culturais. A participante Bruna Almeida comentou que é preciso perceber as carências da cidade e que a cultura pode ser um caminho para ajudar a população vulnerável a ter acesso a mais e melhores oportunidades.
O Conecta Cultura chegou para Nathaly Kauane com o trabalho do mobilizador Lincoln Guilherme. Ela conta que se interessou e logo fez a inscrição pois gosta muito de cultura e arte. No curso, ela espera aprender sobre o que faz um agente cultural, além de estudar muito sobre a produção de cultura e arte no geral.
Jonas Augusto, da Secretaria de Cultura de Rio Branco do Sul, acredita que o curso pode oferecer ferramentas para cidadãos e cidadãs da cidade aproveitarem as oportunidades dos editais culturais e dos recursos que a cidade oferece. O secretário de cultura da cidade, Robson Maestrelli, afirma: “recurso tem, o fomento tá existindo. Além das políticas públicas, a cidade tem orçamento próprio e todo ano tem edital de fomento.”
Para isso, é fundamental, diz o secretário, a formação para ler um edital e saber como escrever um projeto, algo que faz parte dos objetivos do curso Conecta Cultura.
Até mesmo o cachorro João se animou com as discussões e veio participar do primeiro encontro presencial do Conecta Cultura. Ele pediu carinho para a equipe do curso e, também, para alunos e alunas. Chegou até a subir no colo de alguns dos participantes que deram mais atenção a ele, antes de ir embora.
No decorrer da semana, as aulas em Rio Branco do Sul serão presenciais. A partir da próxima semana, de segunda-feira (22) até sexta-feira (26), os encontros serão virtuais. O Conecta Cultura está vinculado a Secretaria Estadual de Cultura do Paraná (SEEC). Rio Branco do Sul é o quarto município a receber as aulas do curso.
Cultura
PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL.
Contato
Desenvolvimento
© 2025. All rights reserved.