DA IDEIA AO PROJETO: CURSO GRATUITO CAPACITA AGENTES CULTURAIS EM CURITIBA

Formação de agentes culturais terá aulas presenciais e online com o objetivo de elaborar um pré-projeto para o aproveitamento de editais

CURITIBA

Gabriel Domingos

6/9/20252 min read

Evento de lançamento do Comitê de Cultura do Paraná em Junho de 2024 - Foto: Theo Marques

Começa no próximo dia 21 em Curitiba o “Conecta Cultura”. Voltado à produção e gestão de propostas culturais, o projeto oferece curso em cinco cidades do Paraná, são elas: Paranaguá, Rio Branco do Sul, Curitiba, Ponta Grossa e Tibagi. Os encontros serão presenciais e online em uma carga horária de 50 horas.

No curso, as pessoas inscritas terão a oportunidade de preparar um pré-projeto para atividades culturais a partir de temas como: leis de incentivo, marketing cultural, políticas públicas, gestão de eventos e práticas sustentáveis.

“O nosso objetivo é chegar nas pessoas, explicar o que é uma política cultural, explicar como é um edital e dar um caminho para que elas vejam isso como uma opção de renda”, afirma Shayene Ferreira, agente cultural e coordenadora do projeto. Ela explica que o curso tem o objetivo de formar agentes culturais. “Vamos ajudar em todo o percurso, explicando o que é política cultural, as nuances dos editais, como elaborar um projeto e, também, como divulgar o projeto”, conta.

Qualquer pessoa, acima de 18 anos, pode se inscrever, com prioridade para aqueles e aquelas que moram nas cinco cidades em que o curso será ofertado. As inscrições são online. Para Curitiba, interessados e interessadas podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/wFCGyiVqxwcfjxNi. As inscrições vão até o dia 19, ou até o encerramento das vagas.

Os encontros presenciais, na Capital, são na Rua Itupava, 1299 – Curitiba, PR, em parceria com o Comitê de Cultura do Paraná. As aulas online são via meet e o endereço será enviado pelo e-mail para quem se inscrever.

A condução do curso será de educadores sociais especialistas em gestão cultural selecionados em cada cidade. São pessoas com experiência prática em políticas culturais, produção e na atividade de docência.

Um dos objetivos é “entender todo o ecossistema cultural brasileiro, todas as leis e infraestrutura que estão a favor das classes culturais”, explica João Terra, um dos professores do curso em Curitiba. Para ele, uma das expectativas é auxiliar as pessoas a acessar os recursos que estão disponíveis para o desenvolvimento dos projetos de cultura.

“O próprio nome do projeto nos trás uma provocação, então nós vamos fazer essa conexão entre artistas, suas propostas e os meios com que é possível encaminhar e estruturar esses projetos culturais”, afirma Léo Moita, também professor do curso. Segundo Léo, a ideia é elaborar esse “mapa” que ajuda as pessoas a pensar sobre o projeto cultural que elas têm em mãos e, assim, desenvolver o trabalho artístico-cultural.

O projeto “Conecta Cultura” está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por meio do edital Qualifica Paraná. Acompanhe as novidades do projeto também nas redes sociais pelo: @_conectacultura