De alunas a artistas, Conecta Cultura reúne mais de 20 pessoas na primeira aula em Tibagi

Conecta Cultura oferece curso de produção cultural em cinco cidades do Paraná durante o ano de 2025; em Curitiba e Tibagi as aulas já estão acontecendo

Gabriel Domingos

6/30/20252 min read

Curso de produção cultural reúne alunas e alunos do ensino médio em Tibagi. Foto: Italo Campos
Curso de produção cultural reúne alunas e alunos do ensino médio em Tibagi. Foto: Italo Campos

O Conecta Cultura desembarcou, nesse sábado (28), na cidade de Tibagi – que fica a 206 km de Curitiba. Entre alunos e alunas do ensino médio, professores e agentes culturais, 24 pessoas compareceram ao auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) para a primeira aula do curso de produção cultural.

Gislaine da Silva participou de um projeto no ano de 2020, durante a pandemia de covid-19, ela trabalhou com o aspecto cultural da farinha de mandioca, como fazer e outros detalhes. Para ela, o curso: “é uma chance de aprender ainda mais sobre como funciona um projeto cultural para, inclusive, participar dos próximos editais”, afirma.


A mandioca é um produto com raízes na família de Gislaine e ela conta que conheceu o curso por conta da afiliada Ruahndra Eloah Lopes, também estudante de Tibagi. “Eu sempre gostei de procurar cultura, eu já fiz várias aulas na Casa da Cultura como dança, tocar instrumentos e estou muito animada para os próximos encontros”, diz Ruahndra.


Ela tem a ideia de trabalhar com a igreja da cidade. Crescida no meio religioso, ela conta que tem o sonho de pintar a igreja novamente: “Não precisa ser a mesma ideia do natal, mas é um sonho de fazer as pinturas, os murais”, diz.


Ana Clara, estudante do colégio estadual Profa Leopoldina Bittencourt Pedroso, contou que se interessou pelo curso após a visita do Lincoln Guilherme, que atua como mobilizador social na equipe do Conecta Cultura. Segundo Ana, será a oportunidade de conhecer os projetos e leis culturais, além de aprender o que é preciso para construir um projeto na área.


Alessandra Dias, professora do Conecta Cultura em Tibagi, conta que o objetivo é mostrar para os participantes como fazer os projetos: “a ideia é seguir todas as etapas, mostrar como funciona e quando tudo estiver finalizado, que seja possível aplicar nos editais”, afirma Alessandra.

A coordenadora do Conecta Cultura, Shayene Ferreira, lembrou que cultura não pode e não deve ser exclusiva da capital: “A cultura tem que ser abrangente e tem que pegar as experiências (do público jovem) para que a nova geração venha com muito mais potência”, diz.


Gerente da Casa de Cultura Peter Allan, Jean Carlo Taques afirmou, na abertura do curso, que deseja incentivar a produção de projetos na cidade. Segundo Jean, a cidade teve que devolver um valor superior a 30 mil reais em recursos destinados para a área da cultura no último ano. Isso se deu em função da falta de projetos para o setor na cidade.


Além de Tibagi, o Conecta Cultura está ativo em Curitiba e, ao longo de 2025, estará em Paranaguá, Rio Branco do Sul e Ponta Grossa. O projeto “Conecta Cultura” está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por meio do edital Qualifica Paraná. Acompanhe as novidades do projeto também nas redes sociais pelo: @_conectacultura