Conecta Cultura reúne diversidade de pessoas no primeiro dia do curso
Primeira aula do curso contou com a participação de mais de 100 pessoas em sábado de feriado prolongado
Gabriel Domingos
6/21/20252 min read


O curso de formação cultural “Conecta Cultura” teve seu primeiro dia de aula em Curitiba, neste sábado (21). O encontro aconteceu no anfiteatro 400 do prédio Dom Pedro I, no campus da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em parceria com o Cômite de Cultura do Paraná, a primeira aula tratou da introdução as políticas de cultura ofertadas pelo Poder Público e ideias gerais de como participar dos editais culturais.
Na abertura da aula, a coordenadora do projeto, Shayene Ferreira declarou: “A cultura me salvou de diversas formas e eu espero que vocês possam ter essa mesma oportunidade de conectar com as pessoas e conseguir viver das suas práticas culturais.” Mais de 100 pessoas participaram da primeira aula divididas entre o formato online e presencial.
Assistente social de formação, Iris Montezano foi uma das ouvintes desse primeiro dia de aula. “Eu espero aprender melhor sobre como elaborar a estrutura dos projetos, como abordar certas temáticas e das possibilidades dos editais, para onde eu posso enviar um projeto”, afirma Iris. Ela conta que tem ideias e sonhos de trabalhar com projetos afrocentrados: “Quero trabalhar com o fortalecimento da cultura preta e também de eventos. Eu sou do reggae e gosto muito de evento musical e tenho esse interesse de fortalecer essa área da cultura aqui em Curitiba”, diz Iris.
Representante da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), Laura Haddad afirmou que trabalha na organização de um curso como esse há mais de 20 anos. Para ela, “o fato de vocês estarem fazendo esse curso agora, faz com que vocês continuem estudando. A cultura é dinâmica, ela não para e está sempre se atualizando”, afirma.
Allan da Luz é técnico de enfermagem de profissão e trabalha, também, na área da cultura. “Nós somos o primeiro bloco afro aqui de Curitiba”, conta. Após enfrentar um episódio de violência policial durante o carnaval, Allan, junto a um grupo de amigos fundou o bloco “Afro Pretinhosidade” que oferece aulas e oficinas no Teatro Guaíra, as quartas e sextas-feiras.
“Me chegou uma mensagem, pelos amigos, para conhecer o curso. Aqui eu tenho expectativas ótimas e nessa primeira etapa eu já anotei algumas coisas para melhoras os nossos projetos, como a questão do orçamento e das leis de incentivo.” conta Allan.
A primeira aula do curso foi transmitida ao vivo pelo canal na plataforma YouTube do Cômite de Cultura, confira: https://www.youtube.com/@ComitedeCulturaPR/streams.
Ao final do curso, cada participante terá desenvolvido um pré-projeto para atividades culturais e terá uma avaliação dos professores que fazem parte da equipe do Conecta Cultura. O objetivo é que cada pessoa esteja apta a entender e participar dos editais culturais, captando recursos, promovendo empregos e a cultura no estado.
O projeto “Conecta Cultura” está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por meio do edital Qualifica Paraná. No próximo sábado (28), o curso terá a sua primeira aula na cidade de Tibagi. Acompanhe as novidades do projeto também nas redes sociais pelo: @_conectacultura
Fotos: Italo Campos






Cultura
PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL.
Contato
Desenvolvimento
© 2025. All rights reserved.