Conecta Cultura chega a última aula em Curitiba: o que nossos alunos e alunas vão levar de conhecimento?

Neste sábado (12), aconteceu a última aula do Conecta Cultura na cidade de Curitiba. Mais de 100 alunos e alunas participaram do curso na capital

7/12/20253 min read

Neste sábado, 12, o Conecta Cultura teve a sua última aula na cidade de Curitiba. O encontro quase 30 participantes e aconteceu no campus da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No período, foram quatro encontros sendo dois totalmente online e dois de forma mista, presencial e online.

A coordenadora do projeto, Shayene Ferreira, agradeceu aos alunos de Curitiba: “Excepcional é a palavra que eu uso para esse curso e isso graças as pessoas que fizeram ele acontecer”, comenta. Nesse período, alguns alunos e alunas já mandaram um pré-projeto para avaliação.

“Os participantes aprenderam o passo a passo de como elaborar um projeto e eles tiveram uma assessoria individual em cada proposta. Foi sobre ter um acompanhamento para cada um e para seu projeto”, conta Shayene.

Iris Montezano, assistente social de formação, falou sobre a identificação que sentiu com a proposta do projeto e com a coordenadora Shayene Ferreira: “A Shay trouxe muitos pontos positivos para mim pessoalmente de entender que nós temos um olhar múltiplo para fazer um projeto cultural. E para essas outras pessoas é fazer um chamamento, todo mundo tem um potencial e o que agregar na cultura”, afirma.

Ao final do curso, as pessoas participantes entregam um modelo de projeto pronto que será avaliado pela equipe do Conecta Cultura. Laura Kalil é cantora e se inscreveu no curso assim que abriram as inscrições: “nós precisamos ter esse projeto bem estruturado para conseguir desenvolver um trabalho legal e a partir das aulas eu vi algumas coisas que ainda não conhecia”, comenta.

Moradora de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba, ela também falou sobre a importância de ter o contato com novas pessoas e novos ambientes: “saber o que fazer em um projeto eu achei muito legal, super importante e na próxima, por favor se inscrevam, porque é super legal”, afirma.

Samuel, o Samuka BP, criador da Associação dos Rimadores afirmou a importância de participar do curso: “eu acredito que a pessoa tem sempre a aprender. Enquanto a pessoa aprende, ela não envelhece, você tem que estar sempre atualizado”, argumenta.

Para Samuka, a cultura é uma ferramenta para afastar as crianças das drogas e do crime. Junto de sua instituição, ele trabalhou em três editais diferentes em escolas e conta com apoio para, inclusive, trabalhar com a assebilidade em seus projetos. “Daqui para frente eu posso até auxiliar as pessoas que ainda não conhecem coisas que vimos aqui. Além disso, a gente faz uma conexão com outras instituições”, comenta.

A psicológa Kelly de Paula tem um projeto com a cultura hip hop na cidade de Curitiba. Ela tinha ideias para trabalhar com projetos culturais e encontrou no Conecta Cultura a oportunidade certa: “quando eu vim no primeiro dia eu tinha muitas ideias, tava tudo muito amplo. Eu vi o quanto precisei dar atenção aos detalhes, a estrutura do projeto, trabalhar com números”, comenta.

Kelly tem diversos amigos que trabalham com a cultura hip hop e já deu o primeiro passo para o projeto com o curso. Ela comenta que colocou ideias no papel e agora espera finalizar participando de editais e conquistando uma aprovação.

Vinicius Costa, professor do curso e integrante do Laboratório de Cultura Digital (LabCD) da UFPR, ministrou a aula sobre ecologia política e projetos culturais sustentáveis. Ele comenta que os participantes precisam pensar em um contexto geral no projeto: “do ponto de vista social, por exemplo, a gente pensa na composição da equipe, quem é que vai fazer parte do nosso projeto?”, diz.

Representante da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), Laura Haddad destacou que a participação em cursos como o Conecta Cultura incentiva as pessoas para continuar estudando e aquirindo mais conhecimentos e ideias para novos projetos na área. “A cultura é dinâmica, ela não para e está sempre se atualizando”, afirma.

O projeto “Conecta Cultura” está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por meio do edital Qualifica Paraná. No mesmo período, a cidade de Tibagi também recebeu o curso. Lá, as aulas se encerram no próximo sábado (19).

Acompanhe as novidades do projeto também nas redes sociais pelo: @_conectacultura.